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30 de Março de 2010 - " Provinha Brasil " e tipos de Avaliaçao

Na aula de hoje , fizemos uma pesquisa de Avaliação sobre a " Provinha Brasil ", e foi nos dado a seguinte questão :1- Que tipo de avaliação é a " Provinha Brasil " : ( diagnóstica, formativa ou somativa) ? E quais sao os tipos de Avaliaçao.


Este documento está publicado na web.
http://docs.google.com/View?id=ddn2cc34_2968ntdcg

1- Que tipo de avaliação é a " Provinha Brasil " : ( diagnóstica, formativa ou somativa) ?
R: A Provinha Brasil é aplicada com o objetivo de diagnosticar os problemas da Educação Básica, e segundo a gerente de Avalição do Sistema Educacional da Secretaria do Estado e da Educação, Fátima Lima , os estudantes estavam chegando em séries educacionais sem ler e escrever sem capacitação.Portanto a Provinha Brasil serve para medir o nível da leitura e da escrita dos alunos, fazendo com que Professores, gestores de escolas e as Secretarias de Estado tenham condições de saber o nível desses alunos e estudar as providências necessárias para a evolução da formação dos estudantes na leitura e na escrita.




A avaliação diagnóstica é aquela que ao se iniciar um curso ou um período letivo, dado à diversidade de saberes, o professor deve verificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os educandos possuem para o preparo de novas aprendizagens.

“Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista”. (Luckesi 2003, p.82)


A avaliação formativa é aquela com a função controladora sendo realizada durante todo o decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos. Logo, a a avaliação formativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de prosseguir para uma outra etapa subseqüente de ensino-aprendizagem, os objetivos em questão. É através da avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para um estudo sistemático. Essa modalidade de avaliação é orientadora, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor . É motivadora porque evita as tensões causadas pelas avaliações.

Pellegrini (2002, p.26) informa que: “No modelo de avaliação, a ênfase
está no aprender, gerando uma mudança em todas os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividades e o próprio jeito de avaliar a turma. Na avaliação formativa não há como pressuposto ou premiação. Prevê que os estudantes possuem processo e ritmos de aprendizagem diferentes”.


A avaliação somativa tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

No momento atual a classificação do aluno se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por parâmetro os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa “objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso”. Essas três formas de avaliação devem ser vinculadas ou conjugadas para se garantir a eficiência do sistema de avaliação e a excelência do processo ensino-aprendizagem.

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